Carrinho

Hoje vamos começar uma nova categoria do Blog! Resenhas!

Nossa primeira resenha vai ser do livro Template Social do Antigo Testamento, escrito por Landa Cope.

 

Sinopse: Homens e mulheres cristãos, através da História, influenciaram a sociedade pela sua forma de pensar e agir em vários setores, como o desenvolvimento da Economia e da Educação Pública, a liberdade de imprensa, o auxílio a vítimas e desprivilegiados etc. Martinho Lutero dizia que um Evangelho que não confronta os problemas de sua época não é o verdadeiro Evangelho. Você vai descobrir nas páginas deste livro princípios bíblicos que tratam dos assuntos do século XXI de uma maneira eficaz e redentora.

Sobre a autora: Landa Cope é fundadora da Faculdade de Comunicação da Universidade das Nações (UofN) do movimentos Jovens Com Uma Missão (Jocum). Ela possui Bacharelado em Artes e Educação e Mestrado em Estudos Internacionais e Humanidades.

Este livro é dedicado ao estudo daquilo que a Bíblia tem a dizer sobre todas as áreas da vida, incluindo o Governo, a Família, as Artes, a Educação, a Ciência, a Comunicação, a Economia e também sobre qual é o papel da Igreja. Queremos redescobrir uma fé que influencia nossas ideias e ações em cada uma dessas áreas.”

Esse trecho do livro resume muito bem o conteúdo dessa obra. Isso porque, muitas vezes, não sabemos atuar fora do nosso ministério na igreja em que congregamos. Não compreendemos o nosso papel nas demais esferas da sociedade e é sobre isso que a Landa Cope conversa com a gente. Precisamos ser influentes no governo, nas artes, na educação bem como nas demais áreas e, com a ajuda do Espírito Santo, isso é possível.

Além dEle, nós também temos de fazer a nossa parte e estudar. A Bíblia tem os ensinamentos de que precisamos para entender o nosso papel e discipular as nações.

O livro é dividido em 3 partes: A Jornada, Como começamos e Se nós vamos discipular todas as nações.

A primeira nos leva a refletir sobre nossa falta de posicionamento nas esferas sociais. Necessitamos adquirir uma cosmovisão bíblica, encontrando, na Palavra de Deus, instruções a respeito de como devemos agir no Governo, na Economia, na Ciência, na Igreja, na Família, na Educação, na Comunicação, nas Artes e no Entretenimento.

Queremos redescobrir os fundamentos bíblicos que levaram gerações de cristãos a influenciarem seu tempo.”

A autora reflete sobre a ausência das igrejas nas atividades municipais, por exemplo. Os índices sociais desses lugares devem ser melhores do que os lugares sem influência cristã. Isso nos mostra que, além de pregar a Salvação, a Igreja deve trazer benefícios reais à sociedade. Onde estiver, deve ser responsável por diminuir a taxa de criminalidade e melhorar as situações de saúde, moradia e educação.

Como evangélicos temos falado sobre a mensagem da Salvação, o Novo Nascimento e a conversão, como se a experiência da Salvação fosse a única mensagem bíblica."

A segunda parte do livro abrange as oito áreas já citadas acima. A Landa Cope explora os textos do Antigo Testamento para nos ensinar a estudar a Bíblia de forma com foco no discipulado das nações. A Palavra de Deus está cheia de instruções quanto a isso, mas cabe a nós sermos intencionais nessa busca.

Para cada tema, a autora define uma missão específica. Nesse texto, vamos apontar uma por uma.

GOVERNO 

MISSÃO: ser a voz da sociedade, principalmente para os que não a possuem, assegurando justiça e igualdade a todos.

ECONOMIA

MISSÃO: disponibilizar os serviços necessários a preços justos, além de capacitar os pobres e oferecer salários adequados.

CIÊNCIA

MISSÃO: Utilizar as leis de Deus para descobrir remédios, prevenir doenças e desenvolver novas formas para cuidar da natureza.

IGREJA

MISSÃO: Discipular os cristãos sobre o caráter de Deus e a prática da Sua Palavra.

FAMÍLIA

MISSÃO: Disseminar os valores e princípios cristãos através da família, instruindo as próximas gerações a amarem e seguirem a Palavra de Deus.

EDUCAÇÃO

MISSÃO: Disponibilizar os meios para aprimorar os talentos de Deus dados às crianças para que, no futuro, elas sejam exemplos e façam a diferença na Nação.

COMUNICAÇÃO

MISSÃO: Proporcionar informações de maneira honesta para que as pessoas tomem decisões com base nos fatos apurados.

ARTES E ENTRETENIMENTO

MISSÃO: Oferecer descanso e inspiração para a sociedade através do que é belo e agradável.

Ao concluir o livro, Landa Cope nos leva a pensar e nos incentiva a sermos ativos na sociedade. Assim, viveremos a mensagem que pregamos e construiremos um ambiente propício ao avivamento. Nossa missão não é apenas servir a igreja, mas sim a sociedade e a comunidade em que vivemos. Podemos, e devemos, ser luz em nossas áreas de atuação e não somente nos ministérios eclesiásticos. 

Esse livro  é importantíssimo para todos aqueles que entendem seu chamado para influenciar o mundo através de sua profissão onde estiverem. Serve também aos que desejam aprender e se aprofundar no que Deus diz sobre Governo, Economia, Ciência, Igreja, Família, Educação, Comunicação, Artes e Entretenimento. 

É um livro profundo que o incentivará a buscar mais profundidade e relevância a fim de impactar o mundo por meio do Evangelho genuíno.

Precisamos destruir esse pensamento dividido em secular e sagrado e retomar o Evangelho do Reino. Então, não somente nossas palavras como nossas ações e influência testemunharão a supremacia absoluta de Cristo e de Sua mensagem.”

Política de privacidade