Carrinho

O autoconhecimento é essencial para o nosso crescimento, tanto espiritual quanto natural. Quando reconhecemos nossas falhas, mais rápido as tratamos e nos aperfeiçoamos ao caráter de Cristo. Estarmos abertos a esse processo de se conhecer e não se conformar com o estado atual leva-nos ao amadurecimento com o Senhor. Em Oséias 4.6, Deus diz: “[…] o meu povo está sendo destruído, pois lhe falta conhecimento”. Essa falta de entendimento nos leva para um ponto cego, no qual não encontramos soluções eficientes para lidarmos com os problemas. Mas, quando nos abrimos para conhecer quem somos, o Senhor traz graça e luz para lidarmos com as nossas falhas e, principalmente, impulsiona-nos a trabalharmos ainda mais as nossas qualidades. 


O nosso novo journal, Be Real: uma jornada de influência e posicionamento, traz um pouco mais dessa perspectiva e nos leva a termos fome por crescimento em meio à jornada de influência. Em um capítulo específico, encontramos mais sobre identidade e como podemos lidar com os pontos de fraqueza e força que temos.

 

 

“Foi então que percebi que existiam alguns buracos no conhecimento que eu tinha sobre mim mesma, e a partir do momento em que expus tudo ao Pai, Ele iluminou a minha alma. Parece bobo, mas conhecer os seus pontos fortes e fracos, saber as coisas de que gosta, perceber os seus medos e listar os seus sonhos a ajudam a conhecer sua real identidade.”

Neste mesmo capítulo, temos um conteúdo especial sobre os temperamentos e a importância de conhecê-los, além de como isso pode nos impulsionar a vivermos a verdadeira identidade que Deus nos conferiu como filhas d’Ele. Vale muito a pena investir nesse autoconhecimento e, pensando nisso, resolvemos trazer um pouco mais sobre esses temperamentos. 

 

  1. SANGUÍNEO

 

Seus pontos de qualidade envolvem o bom companheirismo, a comunicação, o entusiasmo, a amabilidade, a simpatia e a fácil compreensão. Essas características demonstram grande facilidade em se relacionar com pessoas, mas, como pontos de melhoria tem a insegurança, o egocentrismo, o exagero, o medo excessivo e dificuldade com disciplina.

 

  1. COLÉRICO

 

Esse temperamento traz qualidades essenciais para um líder, como a independência, o otimismo, a praticidade, a facilidade para tomar decisões, a obstinação e a eficiência. Como pontos que requerem melhoria temos o sarcasmo, a impaciência, a intolerância, a vaidade e a autossuficiência. Só de lermos esses pontos conseguimos identificar as grandes dificuldades que uma pessoa com esse temperamento possui, e como é necessário lidar com essas falhas para construir relacionamentos saudáveis.



  1. MELANCÓLICO

 

Uma pessoa melancólica pode ser bastante habilidosa, sensível, perfeccionista, vaidosa, idealista, leal e dedicada. Normalmente, quem tem esse temperamento se identifica muito com as artes, pois tem sensibilidade e facilidade em criar. Porém, como os demais, esse temperamento também tem seus pontos fracos que podem ser melhorados, como o mal-humor, falta de clareza, ser antissocial, muito crítico e inflexível.

 

  1. FLEUMÁTICO 

 

Quem se encaixa nesse temperamento tem grande probabilidade de gostar muito de planejar, e tem como qualidades a calmaria, o senso de responsabilidade, a eficiência, o conservadorismo, a praticidade, a liderança e o bom humor. E, assim como todos os outros, também possui pontos de melhoria, pois faz parte de sua personalidade ser mais calculista, indeciso, desconfiado, introvertido e desmotivado.

 

Esses são os quatros tipos de temperamentos. Sabemos que eles não são algo que nos define completamente, mas são norteadores que podem nos ajudar no processo de conhecimento das nossas qualidades e falhas, e nos auxiliam a lidarmos com nossas imperfeições e a nos alinharmos ao padrão que Deus tem para cada um. Se você ficou interessada em se conhecer mais, descubra o seu temperamento por meio de um teste neste link: https://temp.hvli.org/#/test


Por fim, gostaríamos de deixar como indicação o nosso journal, Be Real, que irá ajudá-la ainda mais nessa descoberta de identidade, e a impulsionará na jornada de influência e posicionamento nesta geração. Confira o nosso novo lançamento, Be Real: uma jornada de influência e posicionamento!

Política de privacidade