Carrinho

Quantas vezes encontramos nossa alma inquieta, cheia de dúvidas e medos sobre o dia de amanhã? Sobre isso, o Senhor nos aconselha:

Não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados.

Nossos olhos muitas vezes se encontram viciados em resolver todas as demandas o mais rápido possível. Queremos conquistar e resolver as coisas imediatamente e, no fim, nos esquecemos de depender da graça de Deus. Se erramos em algo, com toda certeza é nisso — esquecemos de depender da Sua maravilhosa graça.

 

A Bíblia nos deixa o principal mandamento que devemos nos empenhar a seguir:

Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que vamos comer?” ou “Que vamos beber?” ou “Que vamos vestir?” Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

Todas as coisas nos serão acrescentadas quando buscarmos o Reino aqui na Terra; isso é uma promessa do Senhor para nós. Não há nada capaz de fazer com que nos sintamos mais leves do que estar debaixo da vontade de Deus, pois quando nos comprometemos com algo que agrada o Seu coração, Ele se responsabiliza pelas nossas dores.

 

Talvez seja o tempo de revermos o que pode estar deixando o nosso coração ansioso. O que tem ocupado o lugar da paz de Deus em nosso coração? Precisamos trazer isso aos pés de Jesus, pois Ele é suficiente para saciar as nossas necessidades.

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

A leitura desse versículo deve nos conscientizar de que Deus se importa com a nossa alma e de que Ele é o maior interessado em cuidar dela. Quando o Pai nos convida a ir até Ele, não aceita apenas o nosso espírito, Ele nos chama por inteiro. Por isso, lancemos sobre Ele toda ansiedade, pois Ele é o único que pode verdadeiramente nos ajudar nesse processo. Quando temos a revelação do Seu amor, somos libertos do medo, da angústia, da dúvida e de ansiedades. Isso se dá porque o amor de Deus nos mostra a Verdade — a de que não estamos mais caminhando sozinhos e temos um bom Pai ao nosso lado.

 

Precisamos estar cientes, no entanto, que estar nesse lugar de entrega ao Senhor é uma escolha. Podemos escolher confiar que o Seu amor é suficiente para trazer cura ou podemos ficar no mesmo lugar, tentando vencer as batalhas pela força do nosso braço. A Palavra diz que temos a liberdade para andarmos como Ele, dependentes da graça de Deus. Então, oremos para receber a verdadeira paz que traz vida em abundância!

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

Para ter os pensamentos amáveis, puros, excelentes e que agradam a Deus, precisamos nos expor à Palavra, nos refugiar nela e encontrar o descanso que Ele já nos deu. 

 

Por fim, vejamos, a seguir, algumas verdades sobre como lidar com a ansiedade.

1. Sempre podemos achar o consolo do Senhor.

Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.

2. N’Ele encontramos a nossa resposta.

Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

3. N’Ele encontramos descanso para as nossas almas.

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

4. Ele nos fortalece nos momentos mais difíceis.

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

A esperança pode ser uma grande aliada nos momentos de ansiedade. Organizar o que sentimos — seja conversando com alguém ou escrevendo em um diário — também é uma ótima estratégia. É importante examinar os nossos pensamentos e moldá-los com base na Palavra. A promessa do Senhor é a de que Ele trará a paz que excede todo o entendimento e nos ajudará a passar pelos momentos de tribulação.

Política de privacidade