Carrinho

Segundo o dicionário Michaelis, caráter é um “conjunto de traços psicológicos e morais que caracterizam um indivíduo ou um grupo de pessoas” e “sentido ético dos deveres a serem respeitados; honestidade.”

Honestidade. Integridade. Caráter. Como podemos moldar o nosso caráter e nos parecermos com Cristo? Primeiramente, é necessário observarmos Jesus, estudando as Suas características e como Ele agiu quando esteve na Terra.

Os dias que estamos vivendo são maus. Ideias contrárias à Palavra tem aparecido cada vez mais, em filmes, podcasts, livros, vídeos e mídias sociais. Por isso, é tão importante aprender a ser semelhante a Jesus e também ensinarmos a próxima geração sobre o caráter de Cristo.

Como podemos fazer isso?

A Bíblia e principalmente os Evangelhos revelam muito sobre o caráter de Jesus e como Ele lidava com as diferentes situações. Ao lermos, nós vemos que Jesus é:

HUMILDE

“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.”

Humildade não é abaixar a cabeça e aceitar tudo. Ser humilde é reconhecer que viemos do pó (cf. Gênesis 3.19), é entender as próprias limitações, saber ouvir e identificar aquilo que precisamos mudar.

O oposto da humildade é o orgulho, que aparece quando pensamos ser superiores ou inferiores ao que somos, quando nos vitimizamos. Precisamos saber quem somos e caminhar em humildade. 

Jesus é o filho de Deus e ainda assim, enquanto esteve na Terra, caminhou sem orgulho. Ele sabia quem era e o poder que carregava, mas nunca humilhou alguém ou fez as pessoas se sentirem pequenas. Mesmo sendo Deus, Ele não se negou a morrer por nós, pelo contrário, Ele se humilhou para que hoje pudéssemos viver uma vida com Ele. 

Ao ler os Evangelhos, podemos aprender com Ele e seguir os seus passos.

MANSO

“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.”

Você já discutiu um assunto com alguém e percebeu que ou você ou a outra pessoas estavam errando na maneira de se expressar? Falando grosseiramente ou sendo rudes?

Isso é o oposto da mansidão. Para sermos mansos, precisamos aprender com Jesus a maneira de nos relacionarmos com as pessoas. Em muitas ocasiões, os fariseus fizeram perguntas a Jesus para incriminá-lo. Jesus sempre tinha consciência da intenção deles, mas nunca respondeu grosseiramente. Ele sempre respondia com sabedoria e paciência, mas sem tentar agradá-los. Ele respondia com a verdade. 

Aqui vai um exemplo:

“Então Jesus saiu dali e foi para a região da Judéia e para o outro lado do Jordão. Novamente uma multidão veio a ele e, segundo o seu costume, ele a ensinava. Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova, perguntando: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher? " "O que Moisés lhes ordenou? ", perguntou ele. Eles disseram: "Moisés permitiu que o homem desse uma certidão de divórcio e a mandasse embora". Respondeu Jesus: "Moisés escreveu essa lei por causa da dureza de coração de vocês. Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".”

RETO

“Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão.”

Retidão. Justiça. Integridade. Na busca para parecermos com Jesus, precisamos almejar essas qualidades.

Pelo dicionário Michaelis, retidão é “Característica do que está em conformidade com a lei ou com o direito; justiça, legalidade. Integridade de caráter. Lisura de procedimento.”

Podemos ver por essa definição que retidão está intrinsecamente ligada ao caráter. É algo que precisamos trabalhar no nosso interior. É uma busca por seguir o caminho de forma reta, sem desvios, fazendo o que é certo em todo tempo.

Jesus não erra e, enquanto esteve na Terra, Ele procedeu sendo reto e não se desviando nem para a direita nem para a esquerda, mas sim caminhando com os olhos fixos em sua missão e levando Sua justiça para todos os lugares.

AMOROSO

Quanto amor Jesus demonstrou enquanto esteve na terra e quanto amor Ele ainda derrama sobre nós todos os dias! 

A maior prova de amor foi seu sacrifício por nós na cruz. Ele não precisava fazer isso, mas quis fazer, por amor. Porém, antes de sua morte e ressurreição, Jesus já tinha mostrado seu amor, cuidado e compaixão em todos os lugares pelos quais passava. Ele curou, abençoou e inspirou muitas pessoas. Mostrou que se importa com os necessitados, com os órfãos e com as viúvas e nós precisamos seguir o seu exemplo. Devemos nos importar com o próximo e sempre ajudar a nossa comunidade.

“Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".”

Essas são algumas das características do Caráter de Cristo O mundo precisa de pessoas que buscam ter esse caráter, que expressam o Reino dos Céus. O povo precisa ver que é possível ser honesto, bondoso e íntegro, mesmo em um mundo caído.

Daniel é um exemplo de um homem íntegro que vivia em um mundo caído. Ele foi levado para a Babilônia, uma nação que não seguia a Deus. Porém, Daniel e seus amigos decidiram não se contaminar com as iguarias do rei. Até o fim, ele permaneceu posicionado, orando e buscando a Deus. 

É possível ser como Daniel em nossos dias. É possível buscar ter o caráter de Cristo e ser luz neste mundo caído e confuso. Além de nos posicionarmos, precisamos ensinar às nossas crianças a se posicionarem também. Dessa forma, o mundo verá Jesus e o desejará.

Que estejamos sempre tentando melhorar e contando com a ajuda do Espírito Santo para isso.

E agora, queremos dar uma dica de livro para ler com suas crianças: O Devocional da Turma da Rua G5.2. É um devocional maravilhoso para ensinar sobre as características de Cristo. 

Política de privacidade