Carrinho

Ah, a espera. Que fase interessante! Momento de aprender a confiar e gerar expectativas no coração. Não é fácil. Buscamos a Deus, entendemos nosso chamado, recebemos uma promessa, aguardamos, aguardamos, aguardamos… Depois do que para nós é muito tempo, temos a impressão de que nada aconteceu. 

Já ouviu falar que a caminhada cristã é feita de processos? Pois é mesmo. Quando decidimos viver com os olhos fixos em Jesus, Ele nos ensina a passar por eles sem dependermos das circunstâncias para servi-l’O e adorá-l’O.

Porém, mesmo sabendo que todo processo com Jesus serve para que nos acheguemos cada vez mais a Ele, temos dificuldade de entender por que Sua promessa ainda não se realizou. Temos sentimentos desgostosos quanto a isso e nossa fé é testada.

O que então podemos fazer enquanto nada acontece?

LIDAR MELHOR COM AS FRUSTRAÇÕES

A espera é o momento certo para aprender a lidar melhor com as frustrações. 

Quando somos adolescentes, nossos sentimentos são muito intensos e rotineiramente temos a sensação de que uma má notícia é sinônimo de fim do mundo. Isso é normal para essa idade. Porém, não podemos levar essa falta de entendimento emocional para a nossa vida adulta. As frustrações não podem destruir a nossa alma. Por isso, enquanto esperamos, temos a oportunidade de tratar as nossas emoções, colocar tudo em seu devido lugar e aprender a confiar verdadeiramente em Deus.

Outro hábito que podemos adquirir é agradecer ao invés de murmurar. Quando compreendemos o poder que isso tem, a vida fica mais leve. Precisamos ter a habilidade de ver o lado positivo das situações e fazer limonada com os limões.

USAR O TEMPO PARA SERVIR OS OUTROS

Ao passarmos por uma fase difícil, temos a tendência de não prestar atenção em mais nada que não seja relacionado a nós mesmos. Por isso, esse é o momento ideal para perguntar aos seus amigos e irmãos da igreja como eles estão e do que eles precisam. Exercite a generosidade dedicando seu tempo e suas orações. Precisamos parar  de nos preocupar apenas com nossos sentimentos e nossa situação. Não deixe de servir na igreja por andar ansioso, mas aprenda a ter prazer em ajudar e abençoar.

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

AMAR A DEUS POR QUEM ELE É E NÃO PELO O QUE ELE FAZ

Por mais convictos que estejamos do nosso amor ao Pai, somos testados quando algo ruim nos acomete. Ao sermos pegos de surpresa por uma má notícia, nosso coração questiona a bondade e o amor de Deus. Não entendemos por qual motivo Ele nos deixaria passar por aquilo e perguntamos onde Ele está e se decidiu nos abandonar. 

Porém, quando nos entregamos à Sua presença e deixamos Ele nos contar Seus propósitos ou apenas nos consolar, aprendemos que Deus continua sendo bom, amável e fiel e que, mesmo que a situação não melhore, Ele permanece digno de nosso louvor e adoração. Aprendemos a amá-lO por quem Ele é não pelas coisas que Ele faz. 

Esse é um aprendizado precioso.

NÃO COMPARAR

É justamente na espera, quando somos trabalhados, que vemos tantas pessoas aparentemente vivendo os sonhos de Deus para elas, não é mesmo? Começamos a nos comparar a todos que estão tendo sucesso ao nossos olhos e perguntamos a Deus: por que eles conseguiram e eu não?
Nós esquecemos que Deus é pessoal. Ele tem uma história para cada um e um jeito específico de tratar nosso coração. Ele quer construir um relacionamento, uma amizade. Isso é muito especial! Temos que parar de comparar a nossa história à de outras pessoas e começar a desfrutar da intimidade que podemos ter com o nosso Pai! Quantas descobertas e segredos Ele tem para contar para cada um de nós! Quanta paz, amor e Alegria Ele tem para derramar.

Quer que sua história seja linda? Deus também quer. Então comece a vivê-la!

SER FIEL

"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.”

Que oportunidade nós temos de ser fiéis a Deus! Se aprendermos a viver contentes e satisfeitos no pouco, estaremos aptos a sermos fiéis no muito. Porém, para isso, precisamos deixar as reclamações de lado e declarar aquilo que Deus é, exaltando-O e louvando ainda que as circunstâncias não sejam favoráveis a nós.

Não é fácil, mas é apenas neste lugar que temos a chance de vivenciar a fidelidade de Deus e ser fiel a Ele também.

 

Enquanto nada acontece, temos duas escolhas: murmurar ou perseverar. Ficar imóvel ou correr para os braços de Deus. Nos revoltar ou aprender com o processo. Espero que você decida perseverar e desfrutar da doce presença do nosso Senhor. Que Ele o fortaleça e ensine, compartilhando segredos nesses dias. Que você sinta a alegria de simplesmente permanecer ao Seu lado.

“Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.”

Política de privacidade