Carrinho

Que tempo diferente as mulheres estão vivendo, não é mesmo? Temos andado à procura de nossa identidade e propósito.

Sabemos que a melhor maneira de encontrar essas respostas é aos pés do nosso Criador e através de Sua Palavra.

Quando lemos a Bíblia, vemos muitos exemplos de mulheres que lutaram o bom combate e guardaram a fé, que foram relevantes na época e no ambiente em que viveram.

Hoje vamos falar sobre três delas:

Joquebede

“A mulher ficou grávida e deu à luz um filho. Vendo que o menino era bonito, escondeu-o durante três meses. Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, pegou um cesto de junco, tapou os buracos com betume e piche e, pondo nele o menino, largou o cesto no meio dos juncos à beira do rio.”

Esse bebê era Moisés; e Joquebede, sua mãe. A irmã de Moisés, Miriã, acompanhou a jornada do cesto e viu que Moisés estava em segurança, com a filha do faraó. Depois de adulto, Moisés foi usado para libertar os israelitas da escrividão que viviam no Egito e levá-los para a Terra prometida. Ele pode crescer em uma boa casa e cumprir o propósito que Deus tinha para ele, graças à coragem de uma mulher,que escutou o Senhor e entendeu o que devia fazer.

Rute

Ela é famosa por não abandonar sua sogra, Noemi. Depois de perder seus dois filhos e seu marido, Noemi decidiu voltar para sua terra e Rute decidiu acompanhá-la, obedecê-la e honrá-la. Noemi, querendo procurar um lar para Rute viver, deu algumas instruções:

“E esse Boaz, na companhia de cujas servas você esteve, não é um dos nossos parentes? Eis que esta noite ele estará limpando cevada na eira. Lave-se, ponha perfume, vista a sua melhor roupa e vá até a eira. Mas não deixe que ele perceba que você está ali, até que ele tenha acabado de comer e beber. Quando ele for dormir, repare bem o lugar onde ele vai se deitar. Então, vá, descubra os pés dele e deite-se ali. Ele lhe dirá o que você deve fazer. Rute respondeu: Vou fazer tudo isso que a senhora está me dizendo.”

Por ter coragem de seguir as instruções de Noemi, Rute se casou com Boaz, teve uma nova família e entrou na linhagem do rei Davi e de Jesus.

Ester

Uma história de princesa, com direito a vestidos e perfumes especiais. Ester era uma das candidatas a esposa do rei da Pérsia, que gostou muito dela e a escolheu para se casar com ele. O primo de Ester, Mordecai, ofendeu Hamã, um dos funcionários do rei, que era muito estimado. Todos se prostravam a ele, menos Mordecai. Por isso, Hamã quis matá-lo e, com ele, todos os judeus. Mordecai pediu ajuda à sua prima Ester, que relutou, pois sabia que era muito grande a chance de ser morta por falar com o rei sem ser convidada. Porém, Mordecai a convenceu quando disse:

“Não pense que, por estar no palácio real, você será a única, entre todos os judeus que conseguirá escapar. Porque, se você ficar calada agora, de outro lugar virá socorro e livramento para os judeus, mas você e a casa de seu pai perecerão. Mas quem sabe se não foi para uma conjuntura como esta que você foi elevada à condição de rainha?”

Ela conseguiu falar com o rei, que quis ajudar os judeus e punir Hamã. O povo de Ester, então, teve a chance de lutar e vencer aqueles que queriam destruí-los.

 

Esses são apenas 3 exemplos, mas a Bíblia tem outras histórias de mulheres que impactaram a história. E o que Joquebede, Rute e Ester têm em comum?

Não fugiram ou deixaram para outra pessoa fazer o que elas sentiam que deviam. Escolheram enfrentar o desafio e assim, colheram bons frutos.

Com certeza, sentiram medo. Joquebede deve ter ficado aflita ao pensar que seu plano poderia não dar certo e que Moisés poderia morrer e sua família sofrer consequências. Rute precisou ter coragem para conquistar Boaz, ela não devia estar completamente confortável. Ester teve que deixar o medo de lado para falar com o rei sobre o seu povo. Quantas incertezas elas devem ter vivido!

Essas mulheres decidiram viver aquilo que Deus colocou na jornada delas e, assim, cumpriram a missão delas na terra.

Deus tem um propósito e uma história diferente para cada uma de nós. Ele também usa processos distintos. Precisamos ter sensibilidade para entender quando o Espírito Santo nos contar sobre o que Ele quer que façamos e coragem para segui-lo. A vida é muito mais interessante e tem muito mais sentido quando realizamos a vontade de Deus. 

Que nós consigamos ler, nos inspirar e seguir os exemplos das muitas mulheres que viveram antes de nós e que continuam a nos impactar. Que nós também sejamos mulheres que fazem o que tem que fazer, que são corajosas e que cumprem o propósito que Deus colocou em nossos corações. Afinal, a história que começou muitos anos atrás continua em mim e em você.

Para você que quer ser inspirada todos os dias pelos personagens da Bíblia, nossa dica de hoje é a Bíblia de Toda Mulher. Uma Bíblia escrita por 109 mulheres para todas que querem se apaixonar pela Palavra de Deus. Conta com 450 artigos devocionais, plano de leitura anual e passos práticos para o seu dia a dia.

 

Política de privacidade