Metas de Ano-Novo

12 meses, 365 dias. Estamos nos despedindo de mais um ano. 2021 chegou ao fim e nada melhor do que tirar um tempo para refletir sobre tudo que passou.

Quanta coisa aconteceu, não é mesmo? O mundo parece que está mais louco do que nunca, nossas mentes se aceleraram mais ainda e palavras como ansiedade e medo nunca foram tão usadas. Foi um ano intenso. Talvez você tenha passado por grandes desafios ou perdido alguém. Se esse for o caso, meus sentimentos.

Por outro lado, pode ter sido o seu melhor ano até agora. Um ano de desafios superados e sonhos realizados.

Eu não sei como esse ano foi para você, mas sei que, quando ele acaba, pensamos em muitas coisas. Então, agora quero desafiá-lo a refletir sobre estas perguntas:

  • Você sentiu medo? Do quê? 
  • Qual foi o momento mais marcante do ano para você?
  • Você realizou algum sonho? Grande ou pequeno?
  • Você venceu algum desafio? Qual?
  • Como foi o seu relacionamento com Deus esse ano?
  • Você gastou mais tempo com coisas que valiam a pena ou com as passageiras?
  • Você consegue agradecer por, pelo menos, 10 coisas?

Muitas vezes, temos facilidade para pensar nas dificuldades que passamos e nas lágrimas que deixamos cair. Porém, quero incentivá-lo a se lembrar de todos os momentos em que você sentiu a proteção do seu Pai ou suspirou aliviada por ter cumprido uma meta, das risadas dadas com seus amigos, das orações respondidas e da infinita bondade de Deus demonstrada em sua vida.

E o que fazer com os desafios que não foram vencidos e com os arrependimentos sobre o ano? Compartilhe com Aquele que pode e ama consolar você —  seu amigo, Jesus. Ele é ótimo em refazer tudo, em dar vida aos sonhos enterrados e sentido aos desafios incompreendidos. Jesus tem poder para transformar suas emoções, libertá-lo dos medos e fazer do ano de 2021 um ano bom. 

Que nesse dia você tenha um momento de intimidade com Deus, compartilhando seus sentimentos sobre o ano e os sonhos que quer realizar em 2022. Tenha uma longa conversa com Aquele que te espera para ter esse momento. 

Não fique remoendo as coisas que queria ter feito e não fez, ou as que fez e se arrepende. Use-as como combustível para mudar e criar novas metas, baseadas naquilo que Ele tem lhe contado no Secreto. E se você não tem ouvido os planos de Deus para você, coloque como meta ter tempo com o Pai todos os dias do próximo ano. 

Acima de tudo, agradeça por tudo o que Jesus fez por você e por ter te ajudado a chegar até aqui.

“Então Samuel pegou uma pedra e a pôs entre Mispa e Sem. E lhe deu o nome de Ebenézer, dizendo: — Até aqui nos ajudou o Senhor.

 I Samuel 7:12

Que nossos corações se alegrem por se lembrarem das verdades do Senhor em vez de se entristecerem pelas mentiras que deixamos fluir em nossas mentes.  Deus é bom, fiel e nos ama. Ele tem planos de bem e não de mal para nós. Ele tem propósitos para cada um e todos os processos que começa fazem sentido.

“Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.”

 Jeremias 29:11

Aqui vai uma oração, sinta-se à vontade para repeti-la:

Pai, muito obrigado pelo ano de 2021. Obrigado por ter me protegido e cuidado de mim. Obrigado pelos desafios que eu venci, pelos dias maus que passaram e pelas suas misericórdias que se renovaram. Te entrego meu ano de 2022, Senhor. Me mostre o caminho que eu devo seguir, que a tua presença me acompanhe sempre e que meu relacionamento contigo se torne mais íntimo. Me ajude a acertar mais do que errar e a aprender com cada erro. Seja o centro do meu ano e da minha vida. Em nome de Jesus, amém.

Agora, quero deixar um resumo do que você pode fazer hoje:

  • refletir sobre o ano de 2021, focando nas partes boas e agradecendo;
  • escrever suas metas para o ano de 2022;
  • não se remoer pensando no passado;
  • orar entregando o próximo ano a Deus e se enchendo de esperança.

“Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. […]

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”

Lamentações 3:21-23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

®️ Editora Quatro Ventos – CNPJ 30.112.138/0001-43