Carrinho

O livro de Romanos é considerado, no âmbito teológico, uma das epístolas mais ricas da Bíblia. Durante o primeiro século d.C., o apóstolo Paulo o escreveu para todos os crentes em Roma — tanto para judeus como para os gentios —, em um período em que a cidade era o centro político e cultural do mundo. Vários temas essenciais para vida cristã são abordados nessa epístola, como, pecado, salvação, fé, justificação, vida no Espírito, os papéis da Lei e o da graça. 

 

Escolhemos como base deste texto o capítulo 8 de Romanos, pois encontramos nele chaves para uma vida conduzida pela Verdade, como a vida no Espírito, a esperança e a certeza do amor de Deus. Paulo também destaca a libertação do poder do pecado e da condenação através de Cristo e o modo com no qual a perspectiva da glória e a segurança do amor incondicional do nosso Pai tem importância nas nossas vidas. 

 

Separamos alguns versículos que podem edificar a nossa fé e nos lembrar do que o Senhor diz sobre nós.

 

Romanos 8.14 –  Não estamos sozinhos, temos um Guia.

 

Como filhos de Deus, temos uma nova identidade que só pode ser revelada por Ele mesmo. O Espírito Santo é nosso condutor,  manifestando a Palavra do Senhor no seu conhecimento mais profundo. Lembre-se, não estamos sozinhos na busca de conhecer o nosso Pai, temos um Auxiliador bem presente para nos guiar em toda verdade.

 

 

 

Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer.

Romanos 8.26 – Nossas fraquezas não são o limite para os propósitos de Deus. 

 

O Espírito Santo nos capacita. O próprio Jesus disse que seria necessário que Ele subisse ao Céu para que o Consolador viesse, pois sabia que não conseguiríamos sem a Sua misericórdia. Nossas fraquezas podem parecer limitadoras para a vontade de Deus, mas  o Espírito Santo que nos capacita para vivermos fora das nossas fragilidades. Pode parecer que as fraquezas não permitam que desfrutemos uma vida em santidade, mas é exatamente aí que a Verdade começa a agir em nós.

Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês.

Quando damos espaço para Ele somos surpreendidos com o poder transformador da Sua presença e aquilo que seria impossível aos olhos humanos, se torna possível através do sobrenatural de Deus.

 

 Romanos 8.27 – Ele nos ajuda nas orações.

 

Quem seria melhor do que Deus para nos ajudar nas nossas orações? O Espírito Santo conhece o coração do Pai. Nossas orações precisam ser guiadas pela voz de Deus, assim, podemos escutar Suas instruções e sermos dirigidos por toda Verdade. 

 

A oração é a expressão de um coração suplicante, com ela reconhecemos que o Poder está nas mãos do Senhor, e através d’Ele conseguimos discernir o que precisa ser dito para receber luz sobre as coisas que estão em oculto.

Então vocês me invocarão, se aproximarão de mim em oração, e eu os ouvirei.

Romanos 8.29 – Temos um futuro glorioso.


O versículo 29 nos mostra que é da vontade de Deus que fôssemos justificados e considerados filhos d’Ele. O Senhor estabeleceu a Sua vontade através da obediência de Jesus que nos justificou e nos deu total acesso ao Pai, por meio do Seu sacrifício somos chamados filhos de Deus. Além de sermos justificados, seremos glorificados, o que significa que manifestaremos todas as excelências de Deus, se permanecemos com Ele.


No final deste versículo podemos entender um pouco do que o Senhor tem preparado para o nosso futuro, algo surpreendente que não é por merecimento, mas por pura graça. Fomos destinados a sermos moldados na própria imagem de Jesus Cristo!


Romanos 8.31 – Deus é por nós.


As preocupações não podem tirar o lugar de descanso que o Senhor já nos deu. Quando sabemos que Deus é por nós, como podemos permitir que tal preocupação seja maior do que o cuidado d’Ele? Nossa confiança precisa estar firme com a fé de que o Senhor dos Exércitos também está nesta batalha.

Salmos 43.2 diz que o Senhor é a nossa fortaleza, isso significa que antes do problema chegar em nós, Ele já sabe, pois Deus sempre está à frente e nunca é pego de surpresa. Quem sabe não seja melhor confiar que temos um bom Pai cuidando de tudo e que a nossa confiança nEle é a melhor escolha que podemos fazer em momentos de aflição.


Romanos 8.33-34 – Não precisamos viver na culpa.


A culpa não vem de Deus, Ele é perfeito. Quando o Senhor nos concedeu o perdão por meio do arrependimento, Ele também nos deu uma nova vida através do sacrifício de Jesus. Nosso Pai não quer que vivamos na condenação, não é da Sua vontade sermos moldados pela culpa mas, sim, transformados pelo Seu amor.


Queremos incentivá-lo através deste texto a lembrar da Verdade que o Senhor diz. Não se contente com alguns desses versículos, vá a fundo na Palavra de Deus e busque a revelação mais profunda que só o Espírito Santo pode trazer. Muitas vezes não temos poder para discernir o que o Senhor tem falado sobre nós, por falta do saber. Por isso, precisamos conhecer Suas escrituras e nos relacionarmos com elas diariamente! 

Política de privacidade