Carrinho

Afinal, dedicar tempo à leitura de livros de ficção cristã pode nos edificar? Sabemos que a leitura de forma geral influencia muito a nossa comunicação, principalmente na infância, e nos auxilia a desenvolver novas habilidades. Não é diferente com os livros de ficção, que interferem na forma como vemos o mundo e expandem nosso vocabulário, facilitando a compreensão e o significado das palavras. Ler livros que contêm diversas histórias e aventuras influencia a imaginação e o desenvolvimento de uma criança. Mas, e na fase adulta? Será que ainda assim o universo da ficção faz sentido?

 

 

A ficção cristã é um gênero literário no qual a obra tem como característica uma história criada que pode se desenrolar em diferentes cenários, como em ambientações contemporâneas, históricas ou até mesmo em universos fantásticos ou distópicos. Essas narrativas podem variar desde romances inspiracionais, até aventuras repletas de elementos sobrenaturais ou místicos. A ficção cristã se encaixa em uma categoria ficcional que enfatiza os valores do cristianismo. As histórias desse gênero normalmente trazem grandes lições relacionadas à fé.

 

Quais são os seus benefícios?

 

Comecemos pelo seguinte argumento: estar envolvido em uma leitura de ficção cristã é exercitar a sua mente. Durante a leitura, nosso cérebro desenvolve a sua capacidade de imaginação e estimula a nossa criatividade. Isso ajuda a desenvolver diversas outras habilidades e áreas do nosso cérebro. Nos parágrafos seguintes, separamos alguns motivos para você começar a se envolver com este universo da leitura. 

 

1. Estimula a imaginação

 

Um dos benefícios que a leitura de ficção pode gerar é o aperfeiçoamento da imaginação, uma capacidade poderosa que traz consigo uma série de benefícios em diferentes aspectos da vida. Exercer a imaginação visualizando cenas, personagens e cenários da história reforça a nossa criatividade, o que nos permite gerar novas ideias, explorar diferentes perspectivas e encontrar soluções inovadoras. Assim, aprendemos a sair um pouco da zona de conforto e criar coisas novas com mais facilidade. 

 

A imaginação também nos leva a pensar fora do óbvio em momentos de pressão e nos ajuda a criar resiliência e esperança. Exercitando-a através da leitura, somos capazes de elaborar uma nova realidade em nossas mentes, na qual ganhamos esperança para continuar. Com essa nova mentalidade, alcançamos a motivação necessária para superar desafios.

 

2. Desenvolve a capacidade de contar históriasstorytelling

 

Saber usar o storytelling nos dias de hoje é essencial para que você se comunique de forma mais eficaz, estabeleça conexões emocionais, envolva o público, transmita valores e ideias de maneira memorável, e influencie positivamente as percepções e comportamentos das pessoas. Quando nos expomos à leitura de livros de ficção, a habilidade de contar histórias e usar isso em prol da nossa comunicação é desenvolvida. Dessa forma, podemos comunicar informações mais acessíveis e coesivas a quem as recebe. 

 

3. Melhora a resolução de problemas

 

Se você deseja resolver seus problemas de forma mais eficaz, a leitura de livros repletos de histórias pode te ajudar. Ao visualizar e imaginar diferentes cenários, somos mais propensos a prever possíveis obstáculos e desenvolver estratégias eficazes para superá-los. A própria imaginação, que citamos no ponto 1, nos ajuda a pensar além das nossas limitações e a encontrar soluções criativas em meio a tantas informações repetidas.

 

4. Amplia o vocabulário

 

A ficção nos ajuda a ampliar o nosso vocabulário. Em obras ficcionais, temos acesso a uma grande quantidade de palavras com perspectivas diversas, além das que fazem parte da rotina diária. Ao ler, encontramos novas palavras que não são usadas com frequência na linguagem cotidiana, o que nos possibilita entender os seus significados e incorporá-las no nosso dia a dia.

 

5. Desenvolve a empatia

 

Ler ficção pode ajudar no desenvolvimento da empatia ao permitir que o leitor experimente os pensamentos e emoções dos personagens. Isso faz com que as pessoas compreendam melhor umas às outras e sintam mais compaixão pelo próximo. Através da imaginação, somos capazes de nos colocar no lugar dos outros e compreender suas experiências e emoções. Isso nos torna mais empáticos e nos ajuda a desenvolver relacionamentos mais saudáveis e significativos.

 

6. Reduz o estresse

 

A leitura de ficção também pode ser uma forma eficaz de reduzir o estresse e a ansiedade, permitindo que o leitor escape da realidade e mergulhe em uma história fascinante. A imaginação pode ser uma forma de escapismo saudável e uma ferramenta para lidar com essas emoções. Ao nos envolvermos em atividades imaginativas como ler, escrever ou desenhar, podemos relaxar, reduzir a tensão e encontrar um senso de tranquilidade por meio do qual nos conectamos com histórias que podem impactar nossa visão sobre situações cotidianas.

 

7. Melhora a memória

 

Ao interagirmos com um livro de ficção, exercitamos também a nossa memória. Uma narrativa longa exige que nos lembremos dos detalhes da trama, dos personagens e das relações entre eles. Exercitar a mente ao lembrar detalhes da história ajuda muito a memória, criando uma capacidade maior de memorização.

 

8. Amplia nossa visão de mundo

 

A leitura, de modo geral, tem o grande benefício de ampliar nossa visão sobre diversos assuntos. O envolvimento com uma leitura de ficção cristã pode nos ajudar, como discípulos de Jesus, na nossa caminhada. Isso pode até mesmo influenciar a forma com que nos relacionamos com Deus, desenvolvendo nosso conhecimento das Escrituras de forma prática. A própria Bíblia está cheia de histórias reais que foram vividas por outras pessoas e compartilhadas através de palavras. Esses relatos impactam nossas vidas até os dias de hoje. 

 

Em resumo, a ficção cristã é benéfica em muitos sentidos ao leitor, fornecendo diferentes visões de um mesmo tema, e desafiando nossas habilidades e nossa imaginação. Quando lemos esse gênero, somos levados a refletir sobre nosso Pai e Sua criação. No próximo mês, prepare-se para se comprometer com a leitura de um livro de ficção cristã e conhecer mais sobre esse tipo de literatura. 

Política de privacidade