Carrinho

Você já ouviu falar sobre as disciplinas espirituais? É possível que tenha uma ideia do que significa, mas se não tem certeza, leia este texto para entender quais são as tão faladas disciplinas espirituais.

Neste blog já conversamos sobre a importância de ter um relacionamento com Deus e de se encontrar com Ele todos os dias, agora queremos falar sobre aquilo que podemos fazer nesses encontros.

LEITURA BÍBLICA

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”

É impraticável ter uma vida com Deus sem uma rotina de leitura bíblica. Nunca saberemos o que Ele pensa sobre diferentes assuntos se não olharmos para as Escrituras. Além disso, é apenas pela Palavra que somos transformados.

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.”

A Palavra é viva. Quando permitimos, ela se movimenta em nossos corações e nos impulsiona em direção às mudanças. Não permanecemos os mesmos; nosso interior começa a ser moldado para refletirmos o Reino onde quer que estivermos.

A Palavra é a verdade e precisamos ler e meditar todos os dias nela.

ORAÇÃO

“Orem continuamente.”

Precisamos estar sempre em oração. É dessa forma que nos comunicamos com o nosso Pai. A oração é um privilégio que nós temos. Poder falar com o Altíssimo deve ser o ponto alto dos nossos dias. 

Existem alguns tipos de oração:

quando alma, emoções, vontades e pensamentos se juntam para conversar com Deus

quando intercedemos por pessoas e situações diferentes das nossas

quando deixamos o Espírito Santo interceder por nós

quando declaramos e oramos a própria Bíblia

(retirado do devocional da Junia Hayashi sobre oração – pág 57 do Planner Minha Jornada)

JEJUM

"Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará".

Talvez essa seja a disciplina mais difícil de cumprir para você. O jejum é a abstenção de alimentos com o objetivo de passar mais tempo com Deus no Secreto. Existe o jejum de líquidos, no qual só tomamos líquidos e nada sólido, o jejum de Daniel, no qual fazemos como Daniel fez e nos abstemos de carne durante 40 dias, além do jejum de uma refeição do dia ou do dia inteiro, bebendo apenas água.

“Quando jejuamos, recebemos maior discernimento do mundo espiritual (Daniel 1:17), tornamo-nos mais sensíveis ao Espírito Santo e temos nossos sentidos aguçados para a realidade espiritual ao nosso redor”

SOAKING

“Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria.”

A tradução de soaking do inglês para o português é “imersão”. Esse é o momento que temos para mergulharmos em Sua presença. É o momento de meditar em Suas verdades, desfrutar de Sua companhia e ser mudado por ela. Passe tempo apenas contemplando o Senhor e seja transformado pela Sua doce presença.

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.”

Não existe a possibilidade de sermos mudados, consolados e guiados sem o nosso comprometimento em buscar o Senhor. Não adianta querermos ter intimidade, mas não fazermos nada para alcançá-la. O mais lindo é saber que Deus quer ter um relacionamento com Ele. Ele quer nos contar segredos e nos instruir a viver a vida da melhor forma possível. 

Precisamos investir tempo no nosso relacionamento com Deus. Às vezes, gastamos muito tempo assistindo filmes ou utilizando as redes sociais, mas não conseguimos passar uma hora com Aquele que nos ama e nos ensina. Claro que não é da noite para o dia que conseguimos passar bastante tempo com Ele, mas podemos começar hoje a trilhar esse caminho. Fique mais dez minutos na próxima vez que tiver seu tempo com Deus, depois aumente mais dez. E que você sinta cada vez mais prazer em estar em Sua companhia, aprendendo com Suas palavras.

 

Política de privacidade