Carrinho

Descansar. Uma palavra reconfortante. Uma necessidade. Três sílabas que  são desafiadoras.

Geralmente, temos facilidade para produzir e fazer várias atividades ao mesmo tempo. Queremos ser produtivos no trabalho, em casa e na igreja. No mundo atual, nossa mente está sempre pensando qual a próxima atividade que temos que realizar. Estamos sempre sonhando novos sonhos e planejando novos planos.

Não é de se admirar que estejamos em um momento mundial de muita ansiedade. Nossa mente não para! E quando tentamos parar, a dificuldade é grande. 

Como você sabe que está sentindo dificuldade em desacelerar?

  • Quando você usa todos os momentos de descanso para planejar algo novo – Se você utiliza todas as oportunidades de relaxar para pensar em novas metas, é um sinal de que você não consegue parar.
  • Quando até para descansar, você faz listas do que deve fazer – Isso pode acontecer automaticamente. Criamos listas de filmes e séries que queremos ver ou coisas que precisamos comprar para realizar um hobby. Fazer listas e planejar não é ruim. O problema é quando nunca conseguimos descansar de forma espontânea.
  • Quando você se incomoda em ficar parada sem fazer nada – Se você está acelerado, com certeza já sentiu dificuldade no ócio. Por exemplo, quando você está em alguma sala de espera e não consegue ficar dois minutos sem mexer no celular.
  • Quando você não consegue se concentrar no que está fazendo – Um grande sinal de uma mente acelerada é uma mente distraída. Se você está fazendo uma coisa e pensando em outra, provavelmente não vai absorver nenhuma delas e terá grandes chances de esquecer do que elas se tratavam.

Se você se identificou com esses tópicos, não se preocupe, o mesmo Deus que acalmou a tempestade (cf. Mateus 8:23-27 e Marcos 4.35-41) pode acalmar a sua mente. Ele quer nos ensinar como podemos viver da melhor forma possível, mesmo em um mundo caído. 

“A­bençoou Deus o sétimo dia e o santificou, por­que nele descansou de toda a obra que realizara na criação.”

É muito interessante saber que, depois de ter criado o mundo, Deus descansou. Ele desfrutou da obra de suas mãos e quis contemplá-la.

O que é contemplação? Segundo o dicionário Michaelis, é “fixar o olhar em (alguém ou algo); observar com atenção; fitar, mirar, olhar”. 

Observar com atenção parece muito difícil, mas vale a pena. Ao contemplar as situações à nossa volta, nós:

  • Percebemos o cuidado de Deus – Ao viver nossa rotina apressada, nós deixamos de observar o cuidado de Deus nos detalhes; mas se pararmos para pensar, vemos o quanto Ele tem feito.
  • Damos atenção ao que realmente importa – Depois de pararmos para perceber os feitos de Deus, podemos ver que as nossas preocupações, na verdade, são desnecessárias. Nosso Pai nos mostra onde realmente devem estar os nossos olhos.
  • Nos preocupamos com o próximo – Percebendo que somos cuidados por Deus e que não precisamos nos preocupar, temos tempo e espaço mental para olhar para o próximo e ajudá-lo.

Precisamos aprender a descansar, contemplar o que Deus nos deu e as pessoas ao nosso redor. Podemos usufruir de tudo isso! 

“Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus.”

Como podemos, então, aproveitar a vida sabiamente? Aqui vão algumas dicas:

  • Tenha um horário limite para o trabalho – Se o seu horário é das 9 às 18h, não esteja trabalhando às 20h. Estipule um horário limite. É claro que, diante de algum projeto importante, pode ser necessário estendê-lo; mas não deixe isso se tornar uma rotina.
  • Faça programações divertidas na sua casa durante a semana – Depois do horário de trabalho, faça as coisas que você gosta. Assistir a filmes, ler um bom livro e pintar são algumas ideias. Não deixe os hobbies ou atividades prazerosas apenas para o fim de semana.
  • Não use o celular antes de dormir – Um dos grandes hábitos que nos fazem mal é o uso excessivo do celular. Quando vemos notícias, produtos que queremos comprar e novidades bem antes de dormir, nossa mente tem mais dificuldade para desligar e descansar.

Se você entendeu que você está viciado em produtividade e sente dificuldade para desacelerar, lembre-se de que o descanso é necessário. Precisamos parar, contemplar, pedir a Deus por renovo das forças, buscar inspiração e aproveitar a vida que Ele nos deu!

O equilíbrio é importantíssimo! Equilíbrio entre corpo, alma e espírito e entre produtividade e descanso. Portanto, vamos buscar sempre dar a importância e o tempo devido a cada coisa e não nos esquecer do essencial, que é o nosso relacionamento com Deus!

“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”

Nosso objetivo é, assim como Maria, escolher a boa parte e descansar ouvindo o som de Sua voz.

Política de privacidade