Carrinho

Disciplina. Rotina. Fazer a mesma coisa todos os dias. Parece simples, mas todos nós já sofremos com a inconstância alguma vez na vida. Começamos o ano cheios de projetos e vontade de fazer as coisas darem certo, mas é só acontecer um desafio ou frustração, que desistimos e paramos. Nos falta perseverança.

Perseverança, segundo o dicionário Michaelis é: persistência bastante forte; constância; firmeza; pertinácia; tenacidade.

Parece que essa é uma atitude que exige garra, concorda? É uma postura que precisamos escolher tomar todos os dias. Não é fácil, mas nós podemos fazê-la ser parte do nosso dia a dia.

Muitas coisas exigem a nossa perseverança. Praticar exercícios físicos, preparar comidas saudáveis, manter amizades, mas hoje, vamos falar sobre a leitura bíblica.

Não sei se você escolheu um plano de leitura para seguir esse ano, mas todos demandam disciplina e, para isso, também precisamos nutrir outras características.

Determinação

Ficamos muito animados ao fazer metas e planos para cuidar da nossa vida espiritual, mas nem sempre temos determinação para cumpri-las. Se temos convicção do que Deus pode fazer através dessa disciplina espiritual, precisamos estar determinados a ir até o fim, sempre caminhando com a graça do nosso Pai.

Paciência

Quando decidimos nossas metas, usamos mais a razão do que a emoção. Somos práticos. Porém, quando não conseguimos ler a Bíblia um dia ou uma semana, logo desanimamos e só conseguimos olhar com os olhos humanos. Nessa jornada, precisamos exercitar a paciência e sempre recomeçar. Deus não desiste de você, então também não desista.

Alegria

A leitura bíblica deve ser um momento de prazer para você. Busque a alegria de ler a Palavra de Deus. Envolva-se nas histórias, converse com Deus enquanto estiver lendo e preste atenção nos personagens e nos milagres. Não trate esse momento como uma obrigação, mas como um privilégio.

 Quando conseguimos ler a Bíblia todos os dias, sentimos o impacto em todas as áreas de nossas vidas.

Relacionamentos

Através da leitura bíblica, aprendemos a ser mais sábios ao falar, além de nutrir a misericórdia e a empatia. Assim, conseguimos nos relacionar melhor com as pessoas com as quais convivemos.

Trabalho

Quando lemos a Bíblia, entendemos que devemos honrar a Deus em tudo o que praticamos, inclusive no trabalho. Vemos personagens que fizeram o melhor que puderam e, assim, somos inspirados a fazer o mesmo. Além disso, aprendemos que o dinheiro não pode ser o nosso deus e não deve nos guiar.

Saúde emocional

Existem diversos textos que falam sobre ansiedade e descanso em Deus. Quanto mais ouvimos nosso Pai falar sobre isso, mais absorvemos no nosso coração e passamos a entender de verdade que podemos repousar em Seus braços.

Ministério

É ao ler a Bíblia que também entendemos melhor a igreja e o corpo de Cristo. Percebemos que cada pessoa tem uma função e que são todas importantes. Dessa forma, sabemos o nosso lugar e que devemos ser humildes.

“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.”

 Os frutos da leitura bíblica são muitos! A Palavra de Deus é vida para nós! Precisamos consumi-la sem parar e meditar em todas as suas histórias e verdades. Temos que lutar contra a preguiça e a procrastinação.

A verdade é que não serão todos os dias que vamos acordar com vontade de ler a Bíblia ou até mesmo de orar. Contudo, para ter uma vida espiritual saudável, não podemos depender dos nossos desejos. Um relacionamento verdadeiro com Deus não está pautado nos nossos sentimentos, mas, sim, em decisões diárias, independentemente da dificuldade.”

Muitas vezes, vencemos a inconstância quando nos comprometemos. Para isso, a nossa dica é seguir um plano de leitura bíblico. Antes de escolher um, faça uma autoanálise. Conhecendo-se, você sabe diferenciar uma meta realista de uma que sabe que não vai cumprir.

 

Aqui vão algumas opções:

Ex: dia 1: Gênesis 1-3, dia 2: Gênesis 4-6

3 a 4 capítulos por dia, seguindo a ordem dos acontecimentos cronológicos, ou seja, você começa em Gênesis e logo vai para Jó

Nesse plano, você lerá mais ou menos 7 capítulos por dia.

Lembre-se de que, independentemente da sua escolha de plano de leitura, o importante é ler. Se você acha que o plano não funciona para a sua personalidade, pode escolher ler o antigo ou o novo testamento e estudar mais atentamente. Você também pode escolher determinados livros e estudá-los com algum material de apoio. 

O crucial é a decisão que você precisa tomar. A decisão de despertar para a leitura bíblica, lendo com atenção e entendendo que a Palavra é fonte de vida e da verdade. Escolha se comprometer com essa disciplina e veja os lindos frutos que essa decisão irá produzir.

Para terminar, vamos deixar uma dica que a Clara Mendes escreveu no Devocional Desenvolvendo o Secreto:

Sem o entendimento sobre o impacto das Escrituras na construção da vida espiritual, não existe a necessidade do aprofundamento bíblico. Precisamos ir além da leitura, descobrindo o poder do estudo da Palavra ao explorar textos, significados e respostas para a vida cristã.”

Mergulhe na Palavra de Deus e você se surpreenderá com tudo que vai aprender e viver!

Política de privacidade