Carrinho

Ainda estamos no primeiro mês do ano, mas já queremos saber: como está a sua leitura bíblica?

 

Toda virada de ano montamos muitas metas e nos comprometemos com diversas tarefas, mas não podemos nos esquecer de que o mais importante é priorizar a nossa busca constante pelo Senhor. Sabemos da necessidade de termos nossa mente transformada diariamente e queremos incentivá-lo ainda mais nessa disciplina de ser intencional na leitura bíblica. Por isso, vamos reforçar a importância da leitura diária da Palavra, trazendo pontos relevantes para o nosso aperfeiçoamento.

A importância de ler a Bíblia todos os dias

Uma pesquisa realizada com alguns cristãos pelo Center for Bible Engagement (CBE) mostra a importância da leitura bíblica diária. A CBE aponta que quem tem contato com as escrituras quatro vezes ou mais por semana mostra uma mudança de comportamento radical, diferentemente da vida de alguém que não tem esse hábito. Na verdade, a vida dos cristãos que não se envolvem com a Bíblia na maioria dos dias da semana é estatisticamente igual à vida dos não crentes. As pessoas que leem a Bíblia quatro ou mais dias na semana estão mais propensas a compartilhar a fé com os outros, pois esse contato com a Palavra permite, por exemplo, a memorização do conteúdo. Além disso, elas estão menos propensas a ver pornografia e têm menos dificuldade para lidar com a solidão. Esses cristãos se mostraram muito mais maduros quando comparados aos que não leem a Bíblia com frequência.

 

Como Paulo descreve em Romanos 12.2, a mente do cristão que lê a Bíblia todos os dias é de fato transformada. Consequentemente, a sua postura, a sua forma de falar e seus interesses também mudam. Quando estamos expostos à Palavra, nossa mente é alinhada com a mente de Cristo.

E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.

Ao estarmos diariamente em contato com a Palavra, cultivando uma rotina de devocional, experimentamos um equilíbrio nas nossas emoções e um crescimento espiritual ainda maior. Esse é o resultado quando colocamos as escrituras como prioridade em nossas vidas. Nosso espírito é alimentado com aquilo que realmente precisamos e, então, nos tornamos fortes para controlar o que é da carne. Nossas emoções começam o processo de submissão à Verdade.

 

John Stott disse: “Precisamos permitir que a Palavra de Deus nos confronte, perturbe nossa segurança, corroa nossa complacência e derrube nossos padrões de pensamento e comportamento”. Nisso consiste uma vida de devocional: sermos aperfeiçoados diariamente, desejarmos tanto esse confronto e conforto que vem da Palavra, a ponto de nos permitirmos ser transformados e lapidados por essa verdade, mudando os nossos padrões antigos.

 

Até este ponto do texto entendemos um pouco mais sobre a importância da leitura da Palavra em nossa rotina diária. E a fim de ajudar ainda mais nesse processo, confira a seguir algumas práticas para desenvolver a sua intencionalidade no dia a dia.

Tenha metas claras em relação à leitura bíblica

 

Já pensou em ler a Bíblia toda em um ano? Se você ler de 3 a 4 capítulos por dia, você consegue chegar no dia 31 de dezembro com essa meta concluída. O sucesso está na constância, então construa esse hábito nesses próximos dias e prepare-se para colher bons frutos.

 

Pensando nessa proposta de sermos mais intencionais na leitura diária das escrituras, nós da Editora 4 Ventos criamos um plano anual de leitura bíblica totalmente gratuito. Ao baixá-lo você vai começar a receber devocionais semanais. Então vamos ler juntos a Bíblia toda em um ano?

E tem mais novidade: no mesmo plano de leitura, estamos gravando diariamente um podcast no Spotify em que lemos os capítulos de cada dia na versão NTLH da Bíblia. Portanto, se você quiser ler, escutar e ainda receber devocionais semanais, não deixe de clicar no link que vamos deixar no fim deste texto. 

 

Abandone a procrastinação, busque conhecer a Cristo com profundidade. A Palavra nos revela o Pai. Se isso não motiva o nosso coração e não nos impulsiona a ler a Bíblia, alguma coisa está errada com o nosso cristianismo. Jesus pregou que a Palavra é o alimento (Mateus 4.4), isso nos mostra o quanto somos dependentes dela e que sem ela somos anêmicos ou até mortos espirituais. Tente olhar para a Palavra da seguinte forma: sem ela não tem como permanecer saudável espiritualmente, maduro na fé e até mesmo cultivar um relacionamento com o Senhor.

 

 

Termine esta leitura e busque ser intencional naquilo que realmente é importante para você, não se distraia e permaneça nesta construção diária, procurando por uma revelação ainda maior e mais profunda que o Espírito Santo vai trazer a partir da sua busca constante.

 

Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido.

Seja incansável nessa busca e você será bem-sucedido!

 

 

 

Link do plano de leitura Bíblia em um ano”: https://www.leituradabiblia.com

Referências: 

Center for Bible Engagement (CBE). Disponível em http://www.c4be.org/. Acesso em 27 de janeiro de 2023.

Política de privacidade