Como se acalmar em cinco minutos?

Ah, a ansiedade…Talvez essa tenha sido a palavra mais falada nesse último ano. Muitas pessoas que antes não sofriam com isso, agora começaram a experimentar, em algum nível, o que ela significa.

Nossos dias têm sido cada vez mais corridos, temos prazos do trabalho, metas pessoais, responsabilidades do ministério, tarefas da casa e cuidado com a família. Nos preocupamos com o que fizemos no passado e com tudo que precisamos mudar no presente e no futuro. São tantas coisas, que quando vamos dormir, ainda estamos pensando nelas e depois de um tempo, percebemos que se passaram vários minutos e ainda estamos com aquilo na cabeça. Não conseguimos parar de pensar.

Acabamos entrando em um ciclo em que isso acontece todo dia, sentimos dificuldade para relaxar e conseguir dormir, o sono fica prejudicado e nossa mente nunca descansa. No automático, pegamos o celular para assistir uma série ou ouvir música, mas será que essa é a melhor forma de se acalmar? Ou será que tem uma forma de usar a fé para aperfeiçoar a rotina? Seria incrível se conseguíssemos aprender como acalmar os ânimos de forma rápida, não é mesmo?

Nossa mente parece que se acostumou a não ter paz, mas não significa que não podemos treiná-la.

Pensando nisso, queremos dar 5 dicas para você conseguir se acalmar em 5 minutos e não ficar mais rolando de um lado para o outro na cama, ou até para você usar no meio do dia, quando estiver no ápice do estresse:

  1. Anote todos os seus afazeres do dia seguinte no seu planner ou em um papel – essa ação faz o lembrete sair da sua mente e ir para outro lugar. A responsabilidade não é mais sua para ficar lembrando, agora você só precisa estabelecer uma rotina de ler os seus afazeres logo de manhã. Todo dia antes de dormir, estabeleça o hábito de escrever todas as coisas que você deve fazer no dia seguinte, tente se recobrar de tudo mesmo, para nada ficar em sua mente.
  2. Respire fundo, sem pensar em nada específico – inale e exale por alguns segundos, devagar, prestando atenção apenas na sua respiração, sem pensar em nada, nem mesmo em coisas positivas. Às vezes, a empolgação sobre algum assunto pode nos impedir de relaxar e dormir.
  3. Tenha um devocional rápido para ler nesse momento – você provavelmente já teve o seu tempo com Deus no dia, mas nosso coração sempre precisa se lembrar das coisas que Ele fala conosco. Escolha um plano de devocional que tenha textos curtos e simples, que sejam edificantes, mas não te façam pensar muito. Alguns aplicativos oferecem planos específicos para acalmar o coração.
  4. Medite nas verdades que você leu – a Priscilla Subirá, no Planner Minha Jornada, diz: “Meditação é pensar com grande concentração de espírito”. Muitas das nossas preocupações vêm da nossa falta de confiança em Deus e nas palavras que Ele já nos disse e diz através da Bíblia ou dos nossos momentos devocionais. Repita para você mesmo, com grande concentração de espírito, tudo aquilo que o Pai diz que é verdade. Quando reforçamos as coisas boas em nossa mente, a vida passa a ser regada com as palavras e pensamentos certos. Temos que exercitar a nossa cabeça para blindá-la daqueles pensamentos que são mentira ou que nos fazem perder o sono.

Aqui estão algumas dessas verdades:

“Observem como crescem os lírios: eles não trabalham, nem fiam. Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.” Lucas 12.27

“Em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu, Senhor, me fazes repousar seguro.” Salmos 4.8

“Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.” 1 Pedro 5.7

  1. Ore com sinceridade e descanse – faça uma oração agradecendo a Deus pelo dia, pelo Seu cuidado e pelo fato de que Ele zelará pelo seu amanhã, independente da quantidade de coisas que você tenha que fazer. O Pai sabe do que você precisa, até melhor do que você mesmo, então decida descansar. Escolha acreditar que Ele está no controle de tudo, que o ama e quer o seu bem, porque é verdade.

Claro que mesmo fazendo todos esses passos, ainda precisamos buscar constantemente a Deus, ter nosso tempo diário com Ele e estar em espírito de oração o dia todo, sensível ao que o Senhor falar. Ele não quer que fiquemos tão estressados com as coisas simples da vida a ponto de não conseguirmos aproveitar o que tem a nos oferecer. Jesus nos dá calmaria, sossego, palavras de ânimo e amor. Ele é o Príncipe da Paz e quer nos encher disso, da paz que excede todo entendimento. Quer nos contar segredos e desfrutar da nossa companhia. Ele deseja saber o que aconteceu no seu dia e o que está preocupando-o sobre o amanhã. Sempre que desabafamos as nossas angústias e preocupações para Ele, começamos a nos sentir mais leves, pois sabemos que o Conselheiro está nos ouvindo e nos consolará.

Precisamos conhecer melhor Jesus e deixá-lO ser o Rei do nosso coração, em todas as áreas das nossas vidas e em todo o tempo. Assim, nós poderemos usufruir dos presentes que Ele nos deu. Treinaremos nossa mente, nossos olhos e nosso coração para sempre perceber o Seu cuidado, proteção e amizade, e, assim, conseguiremos descansar, no verdadeiro sentido da palavra. Deitar e dormir. Sossegar. Relaxar todos os músculos, principalmente, o coração.

Ele cuida de nós. Ele é bom e quer o nosso bem.

Que nossa vida seja um testemunho de que é possível descansar de verdade n’Aquele que nos criou e nos conhece; e que quanto mais conhecemos o Criador, mais os corações de Suas criaturas descansam ao som da Sua voz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

®️ Editora Quatro Ventos – CNPJ 30.112.138/0001-43