Carrinho

Corpo, alma e Espírito. As três partes que nos formam. 

Como vimos nos posts anteriores, essas três áreas precisam estar alinhadas. Quando alguma delas não está saudável, as outras sentem. Por exemplo, quando nossa alma está sob muito estresse, nosso corpo pode adoecer, podemos ter problemas no estômago ou na pele. Da mesma forma, quando nosso espírito não está bem, nossa alma percebe, ao sentir medo e angústia.

Por isso, temos que ter sensibilidade para organizar a nossa vida, separando tempo para cuidar dessas três esferas.

E como podemos alimentar o nosso espírito e viver da melhor forma possível?

A resposta é: cumprindo as práticas espirituais.

Essas práticas são:

  • Oração – Diariamente, precisamos conversar com Deus. É nesse momento que somos consolados e guiados, ouvimos o Espírito Santo nos direcionando, corrigindo e ensinando. Além disso, é através da oração que intercedemos por outras pessoas e projetos. Orar é poderoso e gera frutos. Logo, não podemos deixar essa disciplina para depois. 
  • Leitura Bíblica – Você pode seguir um plano de leitura e ter livros extras para te ajudar com o contexto de cada enredo, o importante é se encher das verdades bíblicas e conhecer o grande escritor da nossa história. Ler as Escrituras nunca é demais, Deus sempre tem algo novo para nos revelar através delas. Precisamos desesperadamente conhecer nosso Pai e é por meio da Bíblia que podemos conhecê-lo. Uma dica é sempre escrever tudo aquilo que Deus falar com você. Nos desafios do dia a dia, isso vai te animar.
  • Jejum – Nas palavras de Junia Hayashi, no Planner Minha Jornada, “O jejum não é uma barganha com o Senhor, mas uma disciplina espiritual voluntária e sacrificial de consagração a Ele. Essa prática se dá ao nos abstermos total ou parcialmente de alimentos, enfraquecendo, assim, nossa carne. Seu intuito é que gastemos mais tempo em oração, leitura da Palavra e com Deus, para fortalecermos nosso espírito”. O jejum não pode ser praticado raramente em nossas vidas. Precisamos colocá-lo em nossa rotina.
  • Adoração e Meditação – Mais do que ler a Bíblia, precisamos meditar nas verdades que ela nos apresenta e expressar a nossa adoração conforme conhecemos o Rei. Priscilla Subirá, também no Planner Minha Jornada, diz: “Ler a Bíblia certamente é uma forma poderosíssima para isso, mas não podemos ler desatentamente, e sim fazê-lo com grande concentração de espírito”.

Além dessas disciplinas, é válido lembrar que o serviço também nos alimenta. Servir em algum ministério ou área da igreja nos ensina muitas coisas. Sempre que nos movemos pelo Reino, podemos ter certeza de que aprenderemos algo precioso do Céu.

Praticando essas disciplinas com frequência, nossa vida fica mais leve e temos facilidade de equilibrar todas as áreas.

Quando dedicamos tempo ao devocional, entendemos quem somos, aprendemos a lidar com os nossos sentimentos e adquirimos força e estratégia para cuidar de nós mesmos. Portanto, alimentar o nosso espírito é, também, zelar pelo corpo e pela alma.

Não deixe para fazer isso no próximo mês ou ano. Decida agora ser uma pessoa equilibrada, que sabe viver e que honra a Deus através do cuidado com o corpo, com a alma e com o espírito. Inspire as pessoas ao seu redor a viverem com leveza e glorificando ao Senhor em tudo que fizerem. Seja a expressão do amor e do cuidado de Deus.

Hoje, compreendo que nada se compara à busca por conhecer mais o coração de Deus, por estar mais perto e ser preenchida por esse amor tão profundo, que nos satisfaz, impulsiona e alinha a nossa vida.”

Política de privacidade