Carrinho

No último post, falamos sobre o cuidado que devemos ter com o nosso corpo. Agora, vamos falar sobre outra parte que nos compõe: a alma.

Abstrata, misteriosa e intensa. Quantas emoções, inspirações e criatividade a alma carrega. Tudo o que acontece no mundo físico tem impacto no nosso estado emocional. 

Na maioria das vezes, sabemos a origem do que estamos sentindo e o motivo, mas em alguns momentos, não entendemos a reação de nossa alma e, assim como o salmista, perguntamos:

“Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? [...]”

 

É comum ficarmos incomodados quando a angústia e o medo se intensificam, roubando o lugar da paz. Muitas vezes, nesses momentos, não conseguimos gerenciar bem os sentimentos.

Como saber que você não está lidando bem com as emoções?

  • Quando tudo te faz chorar – No cotidiano, podemos ter pequenas frustrações, mas no momento em que choramos e ficamos desesperados com cada uma delas, é um sinal de que nossas emoções não estão saudáveis.

  • Quando você se estressa por coisas simples – Outro sinal de que suas emoções estão confusas é quando você sente irritação por tudo o que acontece fora do planejado. Por exemplo: seu marido quebra sua caneca preferida e você fica “bufando” e reclamando sobre isso o dia todo. 

  • Quando você sente medo de tudo relacionado ao futuro – Seja daqui a um ano ou amanhã, quando você já tem um cenário trágico para tudo o que está planejado para acontecer, sua alma não está bem.

  • Quando você se compara – Um dos grandes inimigos da nossa alma é a comparação. Sempre parece que estamos falhando quando olhamos para a vida dos outros e deixamos a inveja nos abater. Deus tem uma história específica para você. Alegre-se nessa jornada com Ele e aprenda com aqueles que estão ao seu redor. Não deixe a inveja vencer. Aproveite a sua vida.

Vamos nos lembrar do que Jesus disse:

“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições…”

 

Uma das aflições que temos no mundo é o ataque às nossas emoções. Temos vivido em um mundo ansioso, que caminha rápido demais, onde diversas informações chegam a nós ao mesmo tempo. Além disso, estamos vivendo em um cenário mundial difícil. Isso tudo pode nos deixar ansiosos e temerosos e, se não pararmos para escutar a Deus, não conseguiremos manter a paz e o contentamento em nossos corações. 

No entanto, Jesus também disse:

“…contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”

 

Ah, que bom saber que Jesus está com a gente! Ele entende o que se passa na nossa alma. Ele sabe do que precisamos. Ele nos enche de esperança!

Para mantermos nossas emoções estabilizadas, temos que focar os nossos olhos Naquele que nos conhece melhor do que nós mesmos.

“Sentir medo ou ansiedade por longos períodos não somente é prejudicial à nossa saúde como também não é a vontade de Deus!”

 

Então, como podemos, na prática, cuidar da nossa saúde emocional?

  • Leia a Bíblia e medite nas Verdades que ela nos aponta – Em João 14:27, Jesus diz: “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo”. Obtemos todas as respostas na Palavra de Deus. Ela deve ser o lugar para onde corremos em momentos de aflição.

  • Antes de se desesperar com alguma situação, vá para o seu quarto, feche a porta e ore  – Diga para Deus o que você está sentindo. Peça a Ele ajuda para nomear e entender os seus sentimentos. O Pai quer muito conversar e acalmar você.

  • Converse com amigos confiáveis ou líderes – Desabafar é sempre bom. Às vezes, quando conversamos com alguém, essa pessoa nos mostra uma perspectiva diferente e saímos da conversa aliviados. Mas lembre-se: procure pessoas de confiança e com os mesmo princípios que você. Não hesite também em procurar ajuda psicológica sempre que sentir necessário.

Lembre-se sempre de que Jesus caminha com você. Ele não nos deixa sozinhos. Sua fidelidade e bondade não deixaram de ser reais. Mesmo que o mundo esteja caótico, Ele continua sendo o mesmo. Ontem, hoje e para sempre. Descanse na certeza de que o Príncipe da Paz cuida de cada área da sua vida, inclusive da sua alma.

Política de privacidade