Carrinho

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”

Todos nós já ouvimos falar que ler a Bíblia é importante, mas será que entendemos o porquê?

A Bíblia é composta por 66 livros e é dividida entre antigo e novo testamento. O antigo testamento tem 39 livros e é organizado assim

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio 

Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester

Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos

Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel

Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias

   O novo testamento, por sua vez, tem 27 livros, organizados deste modo:

Mateus, Marcos, Lucas e João

Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemom (escritas por Paulo) e Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas (escritas por outros autores)

Apocalipse

A Palavra de Deus é completa e muito preciosa. É cheia de personagens parecidos com a gente, mas que tomaram posições de fé e venceram batalhas. Na Bíblia encontramos histórias lindas, milagres e ensinamentos, de diferentes anos e lugares, mas que nos inspiram e nos apontam para Cristo.

As Escrituras mudam nossa mente e nosso coração, ou seja, mudam nossa vida. Aqui estão alguns pontos em que podemos ver essa transformação:

Quando lemos a Bíblia, nós:

Somos convencidos de que precisamos de mudança

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.”

A Palavra de Deus clareia a nossa mente, mostrando nossos erros e apontando o caminho para a mudança. Somos instruídos e moldados, de forma natural e conforme caminhamos com Deus.

Entendemos os princípios que seguimos

Muitas vezes, vamos à igreja, vivemos de forma correta, mas não entendemos o motivo de fazermos isso. Ao ler a Bíblia, compreendemos as razões pelas quais devemos viver em santidade e procurando fazer a vontade de Deus. Nosso coração passa a ansiar viver da forma como Ele nos instrui.

Somos inspirados e motivados

Quando lemos os altos e baixos dos personagens da Bíblia, nos relacionamos com eles e somos inspirados. Afinal, se eles conseguiram, nós conseguimos também. Por exemplo, ao ler as frustrações pelas quais José teve que passar, sabemos que não somos os únicos que passamos por elas e que Deus tem um processo para cada um, que leva ao aperfeiçoamento da nossa fé. Somos motivados através das lindas histórias que lemos e nossa esperança é renovada.

Sabemos quem Deus é e quem nós somos

A construção da nossa vida em Cristo é feita de encontros transformadores com Sua presença, que nos moldam de acordo com a nossa identidade original: filhas amadas, livres do pecado e de qualquer prisão maligna.”

É apenas através da leitura bíblica que conhecemos o caráter de Deus e, consequentemente, entendemos o que Ele pensa sobre nós. Além disso, precisamos conhecê-LO para adorá-LO com sinceridade e para sermos imitadores Dele.

Vencemos as tentações e as guerras

Quando Jesus foi tentado no deserto, Ele usou a Palavra para lutar e vencer a tentação.

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome. O diabo lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’ "

Precisamos estar com a Palavra na ponta da língua para rebatermos sempre que a tentação e o desafio vierem. Quando vozes que não vêm de Deus surgem em nossa mente, devemos declarar as verdades da Bíblia. 

Aqui estão alguns versículos para memorizarmos:

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”

“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês.”

“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”

“Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.”

DICAS EXTRAS PARA O MOMENTO DA LEITURA BÍBLICA

  • Inclua essa disciplina espiritual na sua rotina – Não deixe para ler a Bíblia apenas quando sentir vontade. Estabeleça um horário para fazer desse hábito uma rotina e para você sempre se lembrar de cumprir.

 

  • Ore antes – Quando você for para o seu quarto fazer o seu devocional, ore antes de começar a ler a Palavra e peça para o Senhor clarear a sua leitura e te ajudar a entender o que Ele deseja que você entenda.

 

  • Tenha um caderno para anotar o que Deus falar com você – Conforme ler os versículos e as histórias, você pode ter alguns insights e revelações. Tenha um lugar para escrever tudo aquilo que você entender com a leitura do dia. Pode ser em um caderno ou até na própria Bíblia, se ela tiver espaço para anotações.

 

A Bíblia é viva, eficaz e capaz de nos transformar. Ela nos mostra o que é o amor, conta a história do nosso Salvador e nos revela que Ele voltará! É o livro que nos conta como foi o início e como será o final. Nossa vida nunca mais será a mesma depois dessa leitura. 

Não perca tempo, comece agora a ler e viver a história que Deus tem para você!



FONTE: https://www.bibliaon.com/biblia_formada_organizada/

Política de privacidade