Carrinho

Quando nos tornamos mães, nossa forma de ver o mundo muda, assim como a maneira como enxergamos a nós mesmas. Para entendermos um pouco mais essa enorme mudança, separamos alguns livros que podem nos ajudar a ter uma nova perspectiva sobre a maternidade. Este post não é apenas para as mães, mas para todas as mulheres, pois todas nós nos relacionamos com a maternidade de alguma forma em nossas vidas, seja gerando, adotando ou cumprindo nosso papel de filhas. Esse dom que Deus nos concedeu vai além de nós mesmas, pois edifica a vida de quem está próximo a nós.

 

Trouxemos 5 livros que não só vão mudar sua perspectiva sobre a maternidade, mas também vão transformar sua forma de agir em relação ao outro. Em cada livro, destrinchamos 5 pontos que geram em nós uma nova mentalidade sobre ser mulher em tempos como hoje. 

 

Você não precisa ser perfeita 

Indicação de livro: Maternidade sem culpa

 

Quando o assunto é maternidade, logo percebemos como temos falhas que precisam ser reparadas. Não podemos agir como se elas não existissem e nem aceitá-las de forma passiva, ignorando o fato de que elas podem ferir alguém ou até mesmo influenciar a vida do outro. Precisamos lidar com os nossos erros, buscando a excelência e melhorando em relação às nossas limitações.

 

Aprendemos muito sobre como lidar com isso de forma madura no livro Maternidade sem culpa, no qual diversas autoras trazem lições que aprenderam durante essa rica jornada. Neste livro, você vai encontrar diversos temas: como lidar com o passado, gestão de tempo, papel da mulher, paternidade e como não andar com a culpa, tendo uma vida leve em meio aos processos que Deus nos coloca.

 

 

Quanto mais perto do Senhor estivermos, mais as nossas expectativas serão alinhadas com a realidade dos Céus, e mais maduras e pacíficas nos tornaremos.

O Senhor tem o melhor para nós, por isso, precisamos nos alinhar à realidade d’Ele. Isso envolve transformação diária. A melhor forma de pôr essa verdade em prática é com leveza e dependência, jogando fora todo perfeccionismo que pesa e nos impossibilita de ver como o nosso Pai.

 

Esperar faz parte do processo 

Indicação de livro: Enquanto isso

 

Seja qual for o processo que você estiver passando, provavelmente é necessário esperar. Nem sempre é fácil ficar parado e cultivar a paciência, mas se não permitirmos que o Espírito Santo desenvolva essa habilidade em nós, provavelmente vamos deixar de ser dependentes de Deus. O Senhor quer nos ensinar a encontrar beleza em cada estação que vivemos, tirando de nosso coração toda pressa e mentira. Não estamos atrasadas demais para vivermos os planos do Altíssimo, Ele sabe o tempo perfeito para cada coisa. 

Saborear o tempo já não é mais uma arte da nossa geração.

Este é um livro cheio de sabedoria sobre o tempo de Deus e conselhos sobre como conhecê-lO mais profundamente. Só quando O conhecemos e nos relacionamos com Ele é que conseguimos confiar. Esses mesmos pontos nos fazem enxergar a espera, gestação e maternidade de forma única, nos direcionando a desfrutar de cada estação da vida com paciência e gratidão.

 

O conhecimento nos priva de muitos erros 

Indicação de livro: Pais intencionais 

 

Quando consideramos que algo é importante, não lidamos com isso de qualquer forma, mas nos empenhamos para dar o nosso melhor. Para agir com excelência, é importante ter o conhecimento necessário. O conhecimento nos auxilia na hora de colocar algo em prática, como a própria Palavra de Deus nos afirma: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento […]” (Oséias 4.6). 

 

Muitas vezes, a maternidade se torna árdua por causa da falta de conhecimento. Nesse caso, nos sobrecarregamos e não encontramos soluções para coisas que poderiam ser resolvidas de forma simples. No livro Pais intencionais, encontramos conteúdos essenciais para a criação e cuidado de filhos, como o sono do bebê, dicas de como analisar o comportamento da criança e até mesmo de como entender a linguagens do amor dela. Além disso, também há estudos sobre uso de tela na infância e instrução a respeito de como capacitar o seu filho para o propósito que Deus tem para ele. 

Aqueles que crescem em um lar onde aprendem desde cedo a ouvir as verdades do Senhor a seu respeito são seguros e confiantes.

Instrução, sabedoria e conhecimento dos pais sobre o assunto influencia totalmente na construção de um lar saudável, onde todos crescem confiantes e seguros de que podem confiar em Deus. Faz parte do papel materno ter a sabedoria de buscar essa revelação e ser intencional nesta busca constante.

 

Lidar com a sua dor é necessário 

Indicação de livro: Um coração puro

 

As feridas da nossa alma, por mais que estejam escondidas, podem afetar a vida dos nossos filhos de forma negativa. Por isso a cura interior é tão necessária. Nossas feridas não devem ferir outros, elas devem ser curadas por meio do amor do Pai.

Embora Deus Se revele por meio da Sua Palavra, nossa visão sobre Ele, como alguém que  cuida de nós, nos ama e nos gerou, ainda é influenciada de maneira profunda por nossos pais terrenos. Se pedíssemos a uma criança que descrevesse o Senhor, por exemplo, é bem provável que ela citasse características que vê em seu próprio pai biológico.

Neste livro encontramos pontos importantes sobre como os papéis dos pais influenciam na forma dos filhos se relacionarem com Deus. Da mesma maneira é na maternidade, quando entendemos o real papel da mãe, conseguimos honrar a Deus com aquilo que nos foi entregue. Como o próprio livro descreve em cada capítulo, as bem-aventuranças citadas por Jesus devem fazer parte da nossa vida, especialmente na criação de filhos.

 

Dependa do sobrenatural de Deus 

Indicação de livro: Geração do Reino

 

Por contarmos com um Deus sobrenatural, não podemos depender apenas de coisas naturais para construir uma família, precisamos constantemente buscar a Sua face e ver o sobrenatural d’Ele no nosso cotidiano. Neste livro, Geração do Reino, você vai se deparar com testemunhos incríveis sobre crianças que viveram o sobrenatural de Deus. Esta obra está repleta de estratégias poderosas para capacitar famílias e ministérios infantis de forma profética. Durante a leitura, fica claro que mães são capazes de influenciar seus filhos para serem cheios da presença de Deus na geração deles. 

 

Por fim, queremos deixar uma dica valiosa para você. Sabemos que ser mãe não é uma tarefa fácil e muitas vezes implica em uma rotina pesada. Não se esqueça de que, mesmo sendo mãe, você nunca deixará de ser uma filha amada, filha de Deus. Que nesta verdade você encontre graça e leveza para viver de forma que agrada ao Senhor. 

 

Seja uma mãe intencional na criação dos seus filhos, uma mulher virtuosa que descansa nas promessas do Pai. A perfeição é uma ilusão, afinal, somos falhos, mas podemos buscar a excelência, a cura, o conhecimento e a sabedoria divina. Que Deus te abençoe nessa jornada tão linda que é cuidar dos filhos d’Ele!

Política de privacidade